quarta-feira, 16 de maio de 2012

Vocë sabe o cabide certo para cada roupa?

Geralmente quando a gente fala em conservar as roupas, a gente associa logo à idéia de evitar mofos, desfiados, pensa em seguir as instruções de lavagem…nunquinha passa por nossa cabeça o fato de que pendurar a roupa no cabide errado pode fazê-la durar menos. Pois é, pois é, pois é…
E é sobre isso que quero conversas com vocês no post de hoje. A gente vai falar um pouquinho sobre os diferentes tipos de cabide, e que tipo de peças podem ser penduradas em cada um.
Pode parecer um post bem longo, mas, se é pra fazer durar nossas roupitchas, que mal tem ler na íntegra, né?
Então, mãos à obra!
Cabides anatômicos
Perfeito para pendurar casacos, blazers e jaquetas. Por não terem haste, também são bons para vestidos, camisas e blusas. Se o tecido for fininho, ou fluido, escolha cabides com estrutura anti-derrapante nas laterais.

Cabides com haste
Ideal para ternos. Legal também para pendurar echarpes e lenços, isso quando a gente não opta por guardá-los em uma gaveta própria (como eu faço).
Cabides de presilhas
Bom para os tailleurs. Para não marcar a saia na parte das presilhas, coloque disquinhos de feltro. Os cabides de presilhas também são legais pra pendurar frente-únicas, tomara-que-caia e corselets. Lembrem apenas de pendurá-las de cabeça pra baixo, para não caírem, nem amassarem.
Cabides com fendas laterais
Bom para pendurar blusas e vestidos de alcinha, já que essa “quebrinha” na extremidades segura a peça no lugar, sem deformar.
Cabides de pressão

Perfeito para as saias, mas nada impede que você opte pelos cabides de presilhas, que também são bons. Pra falar a verdade, nunca mais tinha visto um cabide desse jeito.
Cabide para Calças
Para não ocupar muito espaço, dependendo da altura do varão, uma dica é pendurar calças em cabides de saias. Isso também evita aquelas marcas indesejáveis. Caso prefira esses daí de cima, pendure as calças com o gancho voltado para o fundo do armário.
SOBRE O MATERIAL DOS CABIDES…
Os cabides de madeira são ideais para blazers, jaquetas, camisas, vestidos, casacos, peças com mangas. Contudo, ocupam muito espaço, razão pela qual é preferível optar por cabides de plástico, mas de uma qualidade legal, pra não deformar as roupas.
Cabides de plástico duro: peças sem manga.
Cabides forrados: peças delicadas, tecidos que marcam facilmente e alguns tricôs.
Cabides de arame: esses nem merecem comentário. Deformam a roupa da gente como nenhum outro. Evite!
Além das dicas acima, separei mais uma diquinhas gerais de arrumação:
*Quer pendurar gravatas e cintos? Aqueles ganchinhos que a gente compra em lojas multicoisas são perfeitos, e baratinhos. Eu viciei nesse artefato desde que consegui o incrível feito de organizar meus colares com eles.
*Para proteger casacos, blazers e vestidos de festa, costure umas capinhas em TNT. Deixam o tecido arejado.
*Cabides com ganchos giratórios são uma mão na roda. Invista em alguns.
*Essa é a cara do meu sogro: cabides da cor da roupa, além de dar uma harmonia, ajuda na hora de puxar a peça na cor que você quer.
*Não ponha setecentas peças num cabide só. O ideal é cada uma (peça) no seu cabide.
*Você não resistiu à febre da blusinha/regatinha de seda? Conserve-a, então, para as próximas estações em cabides de tecido, para não escorregar, nem deformar. Se não tiver, pode usar aqueles de plásticos com ganchinhos pra pendurar as alcinhas.
E assim a gente tanto organiza o guarda-roupas (o que auxilia, e muito, na composição nossa de cada dia), quanto faz nossas roupas durarem um pouco mais! Tem coisa melhor que dar vida longa às nossas peças?

por Rose Cristina