quarta-feira, 27 de maio de 2015

COMO DEVE SER O ESPAÇO DE ESTUDOS

Detalhes no local em que você estuda podem ter grande influência no seu desempenho. Estudar sempre no mesmo lugar ajuda também a desenvolver uma rotina. Fique atento a essas dicas:

1- Tira-dúvidas:
Dicionários, um comum e outro de etimologia, não podem faltar. "Qualquer que seja a disciplina em questão, eles são úteis para elucidar conceitos", explica a pedagoga Teresa Rego.

2- Mesa posta:
A altura da mesa deve coincidir com a de seus cotovelos quando você estiver sentado. Prefira um móvel amplo, para permitir a organização de todo o material, o que evita ficar se levantando a toda hora para procurá-los.

3- Luz do saber:
O ambiente deve ser arejado e claro. Abra a janela e providencie uma luminária de mesa que permita a incidência direta da luz sobre o que está sendo lido ou escrito. Da ventilação adequada depende o bom funcionamento do seu cérebro e a boa luminosidade vai ajudar a manter a concentração.

4- Cantinho bom:
Estudar sempre no mesmo local facilita a concentração. A mente acaba se educando para realizar as operações necessárias ao estudo quando você estiver ali. Se você não tiver um bom local, bibliotecas são ótimas alternativas

5- Espinha ereta:
Mantenha a coluna ereta, formando um ângulo de 90º em relação às coxas, e deixe os pés inteiramente apoiados no chão ou num apoio. Essa posição evita que você fique dolorido. É muito mais produtivo escrever ou ler sentado do que deitado. Relaxar num sofá atrai o sono.

6- Cordão de isolamento:
Não custa pendurar na porta uma tabuleta com os dizeres "não perturbe". Não atenda a telefonemas e dispense as guloseimas enquanto estiver estudando. "Conciliar qualquer outra atividade com o estudo desvia sua atenção e prejudica o aprendizado."

7- Diversão domada:
Computador e internet são poderosos instrumentos de estudo. Mas tome cuidado com as tentações. Games e redes sociais são extremamente dispersivos.

Fonte: www.educarparacrescer.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário